sexta-feira, 23 de julho de 2010

Uma arte em função da Moda?

Sou uma verdadeira apaixonada por música e para mim não há o melhor estilo musical e muito menos a melhor banda, cantor ou autor.

Falando em autor, admiro a sensibilidade que eles têm de expressar em versos as mais variadas sensações, vivências e imaginações. Encanto-me com a maneira que alguns falam de sentimentos como o amor e amizade de uma forma que leva os ouvintes de suas músicas a terem suas próprias interpretações, o que torna as letras únicas para cada um.

Quando comecei esse texto minha intenção era falar que as músicas de antigamente eram mais românticas que as atuais, só que ao escrever percebi que não é bem isso o que acontece. O que de fato se passa é que em tempos como o de minha avó ou mesmo de minha mãe as músicas românticas eram mais valorizadas, pois o sentimento prevalecia. Então para os autores era muito mais fácil de falar de algo que estava constantemente presente.

Em minha geração sinto que letras românticas estão sendo substituídas por letras chulas, compostas apenas por um refrão e fáceis e de impregnar em nossas mentes. Isso pode até ser produto da mídia, do mundo capitalista, da falta de amor, mas dentre vários fatores isso se deve a nós que vivemos relacionamentos baseados em coisas materiais... onde antes anéis que representavam noivados e casamentos hoje representam rolos e namoros. Hoje se uma pessoa manda flores ou gosta de músicas que falem de sentimentos é logo taxada de emotiva e passa a ser um pouco excluída devido à vergonha que é sentida pelos outros em termos de sentir e expressar.

Atualmente existem sim músicas tão românticas quanto às de antes de nós nascermos e caso não concordem com isso que revejam seu cotidiano e principalmente apuremos nossos ouvidos, assim teremos também um pouco mais romance musical.

3 comentários:

  1. Chegaaaaaaaaa! Eu não aguento mais ouvir a Eguinha Pocotó dançar Créu no Avião...

    ResponderExcluir
  2. JUh mt bom o texto sabia q vc ia conseguir kkkkk.
    concordo plenamente com tudo, a sociedade, a midia mostra pra juventude tudo isso. Mas se cada um reve os seu conceitos e seu sentimentos vera compositores maravilhoso q existem no nosso país e nada de refrao barato

    ResponderExcluir
  3. Isso pode até ser produto da mídia, do mundo capitalista, da falta de amor, mas dentre vários fatores isso se deve a nós que vivemos relacionamentos baseados em coisas materiais...

    concordo plenameeente garotaaa
    =)

    ResponderExcluir