quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A importância das palavras sinceras


Vivemos em um mundo onde valores estão sendo, de forma acelerada, substituídos por futilidades, onde muitos querem se dar bem a todo custo e por isso agem de maneira mesquinha e egoísta fazendo uso de algo repugnante como a mentira. Não serei hipócrita em dizer que não a uso, porém, mesmo assim a condeno e a evito ao máximo, afinal de contas carrego comigo tudo de importante perdido devido à omissão da verdade.
Seguindo meu conceito de moralidade busco ressaltar a sinceridade, uma qualidade que deve ser exercida embora possa levar as mais diversas consequências. Não estamos sempre preparados para ouvir a franqueza dos outros, porém dou preferência a ela do que a uma realidade camuflada. “Por mais que a verdade doa, a sinceridade nunca magoa.”
É tão bonito ver a sinceridade de uma criança cuja inocência não a permite ter “papas na língua”, às vezes me assusta, toda via, encanta a coragem de dizer o que os adultos recusam a expor, talvez seja esse um dos motivos de o reino de Deus lhes pertencer. Agregado ao fato de ser franco, ter sinceridade é também “agir” de maneira leal e é isso que me faz preferir amigos rotulados de “super sinceros”, afinal é neles em quem mais confio, com eles não há fingimentos e eles sabem usar desse trunfo sem esquecer a boa educação.
Acima de tudo ser sincero é ter consigo lealdade, é não se enganar e não se “deixar levar”, é ter caráter e principalmente coragem. Aceitar as críticas que a sinceridade oferece é receber um auxílio na caminhada em busca do crescimento pessoal, elas nos fazem fortes. A real importância das palavras sinceras é nos manter afastados das calúnias, injúrias e mentiras e estabelecer em nós certezas como a confiança e a amizade.

2 comentários:

  1. Juh... Que texto!!!
    Você estava além da inspiração. Concordo com tudo, tudo o que você colocou ai.
    Faço parte dessas pessoas, 'super sinceras' também.
    Acho, que acima de qualquer medo, você não pode ter medo de falar algo que realmente pensa, com receio de magoar. Pior mágoa é qual fere com mentiras as outras pessoas.
    Adoro tudo que tu escreve.
    beijO

    ResponderExcluir
  2. como se diz ne juh!!! mentira tem perna curta
    certas coisas nao devemos dizer eu sei, mas tb n vamos mentir q tal omitir... metir pra quer pra la na frente nos mesmo nos entregarmos...
    a sicenridade sim mesmo q ela magoe ne... mas devemos ter a sinceridade com nos mesmo em primeiro lugar e saber o momento certo de dizer as coisas... e saber o momento d omitir e nao mentir

    cada dia melhor vc viu amiga

    bjusss

    ResponderExcluir